Logo Total ESParedes 5
menucinzatira

Concurso Quem Quer Ser Cientista
Inserido no programa de comemoração do dia Nacional da Cultura Científica, no dia 24 de novembro, o departamento de matemática e ciências promoveu, junto dos alunos do ensino básico, o concurso “Quem quer Ser Cientista”. Pretende-se com estas iniciativas estimular o raciocínio lógico-pragmático, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, o gosto pela área das ciências, alterando rotinas, com atividades diversificadas, desenvolver o espírito competitivo e o gosto pelo saber. Participaram na atividade aproximadamente 100 alunos, formando equipas de 3, agrupados pelos três níveis de ensino básico. Os participantes demonstraram entusiasmo e empenho na competição.
Parabéns a todas as equipas e reconhecimento aos vencedores: 7.º Ano: Letícia Soares / Simão Marques / Henrique Marques – Turma D | 8.º Ano: Daniel Pereira / Gonçalo Nunes – Turma E
9.º Ano: António Moreira / Bruna Filho / Ricardo Dantas – Turma C
.
Dia Mundial da Filosofia | 16 de novembro
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de fomentar a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo numa sociedade em constante mudança. Ao instituir o Dia Mundial da Filosofia, a Conferência Geral da UNESCO destacou a importância dessa disciplina, especialmente para os jovens, ressaltando que “a filosofia é uma disciplina que incentiva o pensamento crítico e independente e consegue trabalhar para uma melhor compreensão do mundo e promover a tolerância e a paz”. 
Programa: Reflexão sobre a importância da Filosofia no mundo atual e projeção de documentários filosóficos, inserido no contexto de sala de aula | Afixação de pensamentos filosóficos num painel no átrio da escola | Distribuição de pensamentos filosóficos pela comunidade escolar | Apresentação da 16.ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico Dalila Lello Pereira da Costa. Pode consultar aqui o cartaz da 16.ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico DLPC

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIA)
O gabinete de informação e apoio ao aluno (GIA) foi criado no âmbito da educação para a saúde e educação sexual em meio escolar, conforme estabelecido na Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto.
A equipa de saúde escolar é pluridisciplinar, formada por elementos da área da saúde e por docentes, e é responsável pela gestão do GIA. O enfermeiro é um dos elementos que integra esta equipa. Na Escola Secundária de Paredes, o enfermeiro estará presente nos dias 6 e 20 de novembro e no dia 4 de dezembro, das 12h às 14h, num gabinete, onde a privacidade e a confidencialidade estão asseguradas.

Continuar...

Entrega dos Diplomas Cambridge English e DELF
Os grupos de Inglês e de Francês convidam os alunos que realizaram exames no âmbito da sua participação no Clube de Língua Estrangeira a estarem presentes na entrega dos diplomas, no dia 20 de outubro, pelas 18:30min. Este evento decorrerá juntamente com a entrega dos diplomas e certificados de Ensino Secundário, no grande auditório da Escola Secundária de Paredes.

.

Participação da Escola no 2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva
No passado dia 13 de outubro, o CiVESP, Clube de Ciência Viva na Escola, fez-se representar no 2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva em Lisboa. O Poster digital de apresentação do trabalho pode ser consultado aquiO contributo da Escola, com a apresentação do trabalho, constituiu uma mais-valia para o sucesso do Encontro e para o desenvolvimento dos projetos dos CCVnE.

Atribuição de Passe Andante a Alunos que Frequentam Escolas dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário
com Passe Comparticipado pelo Município de Paredes

A partir do início do mês de novembro, os alunos que possuem passe escolar comparticipado pelo Munícipio de Paredes passarão a utilizar o passe Andante. Este passe permitirá aos alunos viajar em qualquer linha do Munícipio de Paredes. Informação disponível no Portal da Educação da Câmara Municipal de Paredes: https://sigmaeduca.cm-paredes.pt/p/noticias/101