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Projeto de Secção Europeia de Língua Francesa (SELF), na ESP
O Projeto SELF é uma iniciativa presente em várias escolas da União Europeia, que promove o multilinguismo, aspeto fulcral para a promoção da cidadania europeia. Em Portugal, o projeto está em vigor desde 2006, no âmbito do Protocolo de Cooperação Educativa Luso-Francês, e destina-se a alunos do 3.º ciclo. Através de uma abordagem inovadora, integra o francês como língua estrangeira no estudo de outras disciplinas, incentivando novas formas de aprender e comunicar. A cooperação entre a Escola Secundária de Paredes, Ministério da Educação - DGE/DGEstE, Instituto Francês de Portugal e Alliance Française traz vantagens indubitáveis a este projeto.
No ano letivo 2025/2026, o projeto, pioneiro na nossa escola, inicia-se com uma turma de 7.º ano, em que a disciplina de História será a DNL (Disciplina Não Linguística), proporcionando aos alunos uma oportunidade única de desenvolver competências linguísticas e culturais num contexto europeu.

.As vantagens deste projeto incidem:
  • no desenvolvimento de capacidades transversais constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nas Aprendizagens Essenciais e no Projeto Educativo da ESP;
  • na participação ativa em projetos internacionais, dando uma imagem de relevo, modernidade e dinamismo da ESP, quer a nível distrital, quer a nível nacional e internacional;
  • na divulgação de iniciativas de promoção da língua francesa e da DNL através da realização de projetos; 
  • na consolidação da aprendizagem da língua francesa e da certificação dos níveis de proficiência com a realização do exame DELF;
  • na possibilidade de alargar o leque de conhecimentos adquiridos nas disciplinas envolvidas;
  • no aumento da participação do Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos;

Objetvos do projeto:

  1. Desenvolver conteúdos socioculturais, históricos e literários francófonos;
  2. Desenvolver uma identidade europeia;
  3. Desenvolver uma maior consciência plurilngue e abertura cultural;
  4. Desenvolver competências comunicativas em francês relativas a conteúdos da disciplina de História;
  5. Promover a reflexão no seio da comunidade educativa sobre a importância da cooperação entre povos, línguas e culturas para a construção de saberes;
  6. Contribuir para a formação integral do aluno criando oportunidades para a aquisição de competências e aprendizagens significativas que visem fazer a ligação entre a experiência e o saber;
  7. Promover o ensino/aprendizagem da língua francesa, conferindo-lhe uma nova dinâmica, geradora de novos desafios;
  8. Proporcionar o ensino aprofundado do Francês (Língua Estrangeira da secção europeia);
  9. Propor o ensino parcial e progressivo de uma disciplina não linguística (DNL - História), na língua francesa;
  10. Dinamizar intercâmbios com outras secções europeias, através do recurso às novas tecnologias;

  

Para mais informações, consultar os documentos seguintes: 

https://www.dge.mec.pt/projeto-seccoes-europeias-de-lingua-francesa-self

http://www.dge.mec.pt/linguas-estrangeiras-frances

http://www.efcastro.pt/Biblioteca/Uploads/Inicio/Novidades/2022-2023/SELF/Brochure_DNL.pdf

- Decreto n. º 9/2019, de 26 de março - Documento enquadrador das secções europeias de língua francesa; http://www.efcastro.pt/Biblioteca/Uploads/Inicio/Novidades/2022-2023/SELF/decreto.pdf

- Portaria n.º 194/2021, de 17 de setembro - Certificado entregue aos alunos após a conclusão do ciclo. http://www.efcastro.pt/Biblioteca/Uploads/Inicio/Novidades/2022-2023/SELF/portaria.pdf